sexta-feira, 24 de abril de 2009

SENSOPERCEPCÇÃO

Trabalho apresentado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras do 3º periodo vespertino, no dia 20/04/2009, Componentes do Grupo:
Rosângela Carvalho,Robenita de Lima Chota.

Sensação: É entendida como uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade.Percepção: supõe as sensações acompanhadas dos significados que lhes atribuímos como resultado de nossa experiência anterior.

O QUE É SENSOPERCEPÇÃO?

A Sensopercepção é o processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos (sensações) para desenvolvermos a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmo bem como no ponto de vista social, o processo pelo qual formamos impressões a respeito de uma pessoa ou grupo de pessoas.
MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

Vergara define motivação como:

“Uma força, uma energia, que nos impulsiona na direção de alguma coisa”(...) que “nasce de nossas necessidades interiores”.
EMOÇÃO

As emoções possuem três componentes:
Subjetivos: como cognição e sensações
Ex: raiva, ansiedade, felicidade, algo agradável ou desagradável.
Fisiológicos: reações orgânicas
Ex: coração batendo forte, sintomas gastrointestinais, tremor, lágrimas.
Comportamentais: Verbalização, gestos, posturas, expressões faciais, ações.

O ser humano não existiria sem a vivência das emoções em todos os estados da mente. Viver é um eterno emocionar-se ao relacionar-se com os outros. Vida é emoção, e emocionar-se é viver a plenitude do sentir.

Assim como outros primatas(chimpanzé, gorila), possuímos três pares de emoções básicas

Amor e Ódio
Alegria e Tristeza
Coragem e Medo

O estado emocional de uma pessoa é determinante de sua saúde geral. Segundo a medicina, mais de 80% de todas as doenças são de origem psicomática, ou seja, estados emocionais negativos também adoecem, enquanto estados mentais positivos preservam a saúde.

“ Que Deus nos ensine o melhor caminho a seguir rumo a felicidade... E que consigamos perceber a melhor maneira de aproveitar cada dia como se fosse o último!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário