sexta-feira, 24 de abril de 2009

GESTALT

Trabalho apresentado pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras,do turno Vespertino, no dia 20/04/2009, componetes do Trabalho:
FABIANA GUEDES,GEREMIAS (faltou na apresentação),GESIANE VIDAL BARROS,JOELSON RODRIGUES

Gestalt = é uma palavra alemã que significa. A percepção do todo.
A psicologia da Gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma compreensão do todo. O todo é diferente da soma das partes.

A teoria da Gestalt, mediante aos inúmeros experimentos, descobriu certas leis que regem a percepção humana das formas, essas leis são conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo da percepção.
Max Wertheimer propõe no seu “Raciocínio Visual”, certos princípios de que quando houver mais de dois elementos na forma:

Percepção visual
A luz refletida de um objeto faz uma imagem invertida na retina do olho. O tamanho da imagem é especificado como um ângulo visual. O ângulo visual é afetado tanto pelo tamanho do objeto e sua distância em relação ao olho. Portanto, se dois objetos estão à mesma distância, a uma maior terá o maior ângulo visual.

O processamento visual compensa o movimento da imagem na retina, que ocorre à medida em que se desloca e, como vemos que o objeto se move. Apesar de a imagem retiniana está se movendo, a imagem que nós percebemos é estável. Da mesma forma, a cor e o brilho dos objetos é percebida como constante, apesar das mudanças na luminância.

Os movimentos aparentes
Os movimentos aparentes ocorrem quando vários objetos visuais aparecem ou desaparecem em certas relações temporais. Ou seja, ocorre quando há uma interação que faz, por exemplo, com que um segundo objeto apareça demasiado próximo ou em coincidência com um primeiro, que está desaparecendo, de sorte que, somente quando se apaga, realmente o primeiro objeto e portanto, a interação, pode o outro mover-se para a posição normal. Se isso é interação, ela não ocorre, como tal, no cenário da percepção. Nesse cenário, nós apenas observamos um movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário