sexta-feira, 24 de abril de 2009

HUMANISMO

Trabalho apresentado pelos acadêmicos do Curso de Letras do 3° período vespertino, no dia 20/04/2009, componentes do grupo; Marilene Ramos dos Santos, Michelle Carvalho de Souza
Miriam da Silva Cañellas ,Maria Luciana Mello da Silva.


O Humanismo enfatiza a experiência consciente como objeto de estudo. Destaca a singularidade de cada individuo como um ser único no mundo,dotado de um livre-arbítrio original.

Carl Rogers (1902-1987) desenvolveu uma ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, que pretende contribuir para as relações humanas em geral, seja na família, na escola ou na psicoterapia. Assim, um amigo, um pai, um professor ou um psicoterapeuta ideais, segundo Rogers, devem possuir as três qualidades básicas do facilitador, quais sejam:

ACEITAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL
COMPREENSÃO EMPÁTICA
AUTENTICIDADE


Rogers afirma que estas três qualidades colocam em movimento a “tendência atualizante”, ou seja, a energia de vida que busca sempre o pleno desenvolvimento das nossas potencialidades.

O HUMANISMO DE ROGERS


Histórico
Aprendizagem Centrada no Aluno
Desenvolvimento Humano e Personalidade
Noção do ‘eu’


Histórico: Rogers nasceu em Chicago em 1902. Formou-se em História e Psicologia Clínica e aplicou os princípios da Psicologia Clínica à educação.

Aprendizagem centrada no aluno: é a teoria que deriva de sua prática em psicoterapia;
Desenvolvimento humano e personalidade: a tendência inata do organismo para desenvolver todas as suas potencialidades;
Noção do ‘eu’: é um conceito importante para se compreender o homem como pessoa;

Auto-valoração: é o processo de desenvolver a noção de “eu”.
Conhecimento é autodescoberto: é função que o professor exerce de um integrador de conhecimentos.
Motivação: é a força que impulsiona na direção da auto-realização.
Aprendizagem significativa: é proporcionada pela motivação, e resistente ao tempo.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA APRENDIZAGEM PARA ROGERS:

A aprendizagem significativa ocorre quando o conteúdo da aprendizagem é percebido como relevante para o aluno, a partir de seus próprios objetivos;

A auto-avaliação é função da capacidade de cada um de valoração pessoal;
A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de aprendizagem;


O aluno que realiza sua potencialidade para aprender torna-se à experiência;
Todo aluno tem potencialidade para aprender e a tendência a realizar essa potencialidade.


MOTIVAÇÃO E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O aluno só aprende significativamente os conhecimentos que percebe estarem de acordo com seus ideais e propósitos que se favorecem como pessoa;


Motivação e autodisciplina: é através da motivação pessoal por um determinado conteúdo que o aluno irá disciplinar-se;
Transferência da aprendizagem significativa: uma transferência de conhecimento é reflexiva, significativa, não-automática e contínua;

Avaliação: Avaliação para Rogers é auto-avaliação;só o aluno é capaz de avaliar o que é significativo para ele ou não;




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