quarta-feira, 22 de abril de 2009

Barroco

Aula ministrada pela professora Sebastiana Barros, no dia 18/04/2009, para os alunos do curso de Licenciatura em Letras do 3º Periodo.

BARROCO
O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700.Além da literatura,estende-se à música,pintura,escultura e arquitetura da época.
A origem da palavra é controvertida.Alguns etimologistas afirmam que está ligada a um processo mnemônico(relativo à memória)

Que designava um silogismo aristotélico com conclusão falsa.

Segundo outros,designaria um tipo de pérola de forma irregular,ou mesmo um terreno desigual,assimétrico.Em qualquer das hipóteses,é possível perceber relações com a estética barroca:jogo de idéias,rebuscamento,assimetria.O Seiscentismo se estenderá até 1768,ano da publicação de Obras.

Contexto histórico

1578-desaparece D.Sebastião,monarca de Portugal,na Batalha de Alcácer-Quibir(Norte da África).
1580-unificação das coroas ibéricas sob o comando de Felipe II.

O domínio espanhol durou até 1640.Por 60 anos,Portugal permaneceu mergulhado no obscurantismo medieval,em descompasso com o que ocorria no resto da Europa,não convivendo com as descobertas científicas entre os séculos XVII e XVIII.O mesmo ocorreu com o Brasil,que, como colônia portuguesa,pautava-se pelo modelo da metrópole.

O Barroco brasileiro foi crioulizado,isto é, misturou a tendência européia com a visão local,nativista.No Brasil,o panorama que se desenrola no século XVI é o das transformações econômicas provocadas pela atividade açucareira.As invasões holandesas capitaneadas por Maurício de Nassau,principalmente no Nordeste,também apontam grandes renovações culturais.

A Contra-Reforma

A unificação da Península veio favorecer a luta conduzida pela Companhia de Jesus em nome da Contra-Reforma:o ensino torna-se quase um monopólio dos jesuítas,e a censura eclesiástica transforma-se num obstáculo a qualquer avanço científico ou cultural.Enquanto a Europa vive um período de efervescência no campo científico,com as pesquisas e descobertas de Francis Bacon,Galileu,Kepler e Newton,a Península Ibérica permanece um reduto cultural da cultura medieval.

CICLO ECONÔMICO

ATIVIDADE AÇUCAREIRA-Ao assumir o governo de Portugal,a Espanha apoderou-se também de suas colônias,fato que aproveitou para tentar sufocar economicamente a Holanda,bloqueando sua participação no transporte,refil e distribuição do açúcar brasileiro;a Holanda resolveu então buscar o produto na origem,invadindo Bahia e Pernambuco.

Características

O estilo barroco nasceu da crise dos valores renascentistas,ocasionada pelas lutas religiosas e pelas dificuldades econômicas decorrentes da falência do comércio com o Oriente.O homem do Seiscentismo vivia um estado de tensão e desequilíbrio,do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma,sobrecarregando a poesia de figuras,como a metáfora,a antítese,a hipérbole e a alegoria.

Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do conflito entre o terreno e o celestial,o homem e Deus(antropocentrismo e teocentrismo),o pecado e o perdão,a religiosidade medieval e o paganismo renascentista,o material e o espiritual,dilema que tanto atormentava o homem do século XVI.A arte assumiu,então,uma tendência sensualista,caracterizada pela busca do detalhe e do exagerado rebuscamento forma.

Cultismo

É caracterizado pela linguagem rebuscada,culta,extravagante;pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras,com visível influência do poeta espanhol Luís de Gôngora;daí o estilo ser também conhecido como Gongorismo.

Conceptismo

É marcado pelo jogo de idéias,de conceitos,seguindo um raciocínio lógico,racionalista,que utiliza um retórica aprimorada.Um dos principais cultores do Conceptismo foi o espanhol Quevedo,do qual deriva o termo Quevedismo.

As várias denominações do Barroco

Gongorismo (Espanha):derivado do nome do poeta Luís de Gôngora y Argote.
Marinismo (Itália):pela influência exercida por Gianbatista Marini.
Eufuísmo (Inglaterra):derivado do título do romance do escritor John Lyly.
Preciosismo (França):pelo culto à forma extremamente rebuscada na corte de Luís XIV.
Silesianismo(Alemanha):por ter sido cultuada pelos escritores da região da Silésia.

Principais autores
Padre Antônio Vieira
Francisco Rodrigues Lobo
D.Francisco Manuel de Melo
Padre Manuel Bernardes
Frei Luís de Sousa
Antônio José da Silva,o Judeu
Sóror Mariana Alcoforado

Nenhum comentário:

Postar um comentário