quinta-feira, 2 de abril de 2009

Psicologia da Educação 2º Aula

Aula ministrada pela Professora Marilena Duarte, em slide, para os acadêmicos de Licenciatura em Letras do 3º período do turno Vespertino.

DIVERSIDADE DE OBJETO DA PSICOLOGIA.
A diversidade de objetos da PSICOLOGIA é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter se constituído como área do conhecimento cientifico só muito recentemente. Esse fato é importante já que a ciência se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica e, quando uma ciência é muito nova, ela ainda não teve tempo de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam determinar com maior precisão seu objeto de estudo.

Um outro motivo que contribuiu para dificultar uma clara definição do objeto da psicologia é o fato de o cientista – o pesquisador - confundir-se com o objeto a ser pesquisado. No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem, e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada.
Assim a concepção de homem que o pesquisador traz consigo contamina a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre porque há diferentes concepções de homem entre os cientistas.

É o caso da concepção de HOMEM NATURAL formulada pelo filosofo Francês Rousseau, que imagina que o homem era puro e foi corrompido pela sociedade,e que cabe, então ao filosofo reencontrar essa pureza perdida. Outros vêem o homem como ser abstrato com características definidas e que não mudam a despeito das condições sociais a que esteja submetido. Outros vêem o homem como ser datado, determinado pelas condições históricas e sociais que o cercam.
Esta situação leva-nos a questionar que não existe uma Psicologia, mas sim, Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.

A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA.
A identidade da Psicologia é o que diferencia dos demais ramos das ciências humanas, e pode ser obtida considerando-se que cada um desses ramos enfoca o homem de maneira particular. Assim cada especialidade – Economia, a Política, a Historia e outras, trabalham essa matéria prima de modo particular, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dela.

A Psicologia colabora com o estudo da SUBJETIVIDADE pois é essa a sua forma particular, especifica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
Nossa matéria prima é o homem em todas as suas expressões – as visíveis, que é o nosso comportamento - as invisíveis que são os nossos sentimentos – as singulares porque somos o que somos – e as genéricas porque somos todos assim. É o homem corpo, homem pensamento, homem afeto, homem ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.

A subjetividade e a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural.
A subjetividade é o mundo das idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais,de suas vivencias e de sua constituição biológica. É também fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.


É a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. É o que constitui o nosso modo de ser.
Ex. sou filho de japoneses e militantes de um grupo ecológico.
Detesto matemática, adoro rock, adoro samba. pratico yoga.
Tenho vontade, mas não consigo ter uma namorada.
Meu melhor amigo é filho de italianos, ou seja o inverso de mim.

Cada qual é o que é, pois isso é a singularidade. A síntese que a subjetividade representa não é inata ao individuo. ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural.
Por fim, estudar a subjetividade nos tempos atuais é tentar compreender a produção de novos modos de ser, isto é, as subjetividades emergentes, cuja fabricação é social e histórica.
O movimento e a transformação são os elementos básicos de toda essa historia.

“O IMPORTANTE E BONITO DO MUNDO É ISSO. QUE AS PESSOAS NÃO ESTÃO SEMPRE IGUAIS, AINDA NÃO FORAM TERMINADAS, MAS QUE ELAS VÃO SEMPRE MUDANDO. AFINAM E DESAFINAM”.
Assim com o estudo da subjetividade, a PSICOLOGIA contribui para a compreensão da totalidade da vida humana.

A PSICOLOGIA E O MISTICISMO
A PSICOLOGIA, hoje, não consegue explicar muitas coisas sobre o homem devido ser uma área da ciência relativamente nova, com pouco mais de cem anos. Alguns dos desconhecimentos da Psicologia tem levado os psicólogos a buscarem respostas em outros campos do saber humano. O taro, a astrologia, a quiromancia, a numerologia, entre outras praticas adivinhatórias e ou místicas, tem sido associadas ao fazer e ao saber psicológico.

Estas não são praticas da psicologia são apenas formas do saber humano. Elas não podem ser confundidas com a psicologia, pois não são construídas no campo da ciência
Estão em oposição aos princípios científicos
A psicologia ao se relacionar com esses saberes deve ser capaz de enfrentá-los sem preconceitos, reconhecendo que o homem construiu muitos saberes em busca de sua felicidade.

LEMBRE-SE SEMPRE.
Não se deve misturar a psicologia com praticas adivinhatórias ou místicas.
Mente e como pára-quedas. MELHOR ABERTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário