quarta-feira, 1 de abril de 2009

PROSÓDIA

PROSÓDIA


O que é prosódia?

Prosódia e segmento.

Elementos prosódicos.

Exemplos prosódicos.


O QUE É PROSÓDIA?

Prosódia trata da correta acentuação tônica das palavras tomando como padrão a língua considerada culta.

PROSÓDIA E SEGMENTO

Ao segmentar a fala , as unidades chamada segmentos são as que definem as vogais e as consoantes . as unidades maiores do que as segmentos são chamadas de prosódica.

ACENTO

Na tradição dos estudos gramaticais do português a palavra acento costuma vir relacionada a um aspecto gráfico da escrita( ex: agudo, grave e circunflexo) entretanto, na fonética o termo acento esta relacionado à noção de tonicidade da gramática tradicional.

EXEMPLO

A. ELA FOI AO CINEMA ONTEM.
B. ELA FOI AO CINEMA ONTEM.
C. ELA FOI AO CINEMA ONTEM.
D. ELA FOI AO CINEMA ONTEM.

QUANDO ELA FOI AO CINEMA?
ONDE ELA FOI ONTEM?
QUEM FOI AO CINEMA ONTEM?
ELA FOI AO OU NO CIMENA ONTEM?

RITMO

O senso comum, passado pela nossa tradição escolar, transmite a falsa idéia de que apenas padrões muitos rígidos de repetição de sílabas e de acentos.
As línguas se dividem em ritmo silábico e ritmo acentual.

VELOCIDADE DE FALA OU TEMPO

Em primeiro lugar , é preciso não confundir “ritmo” com “velocidade de fala e tempo”. O ritmo é a maneira como as línguas organizam a substância fonética do tempo , com base na relação de proeminência entre sílabas e acentos.

TESSITURA

É o espaço compreendido entre o som mais grave e o mais agudo, na fala de uma pessoa.

EXEMPLO

“Há, portanto, uma arte de escrever que é a redação. Não é uma prerrogativa dos literatos, senão uma atividade social indispensável, para a qual falta, não obstante, muitas vezes, uma preparação preliminar.”

“A arte de escrever precisa assentar numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leitura inteligentemente conduzido; depende muito, portanto, de nós mesmos, de uma disciplina mental adquirida pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outros com bom resultado escreveram.”

QUALIDADE DE VOZ

Os segmentos da fala(consoantes e vogais), apresentam característica própria, ou seja, um som pode ser sonoro, aspirado, dental, velar, nasal, fricativo, etc. o português soa como uma língua bastante fricativa e nasalizadas. Essa característica geral da produção da fala é chamada de qualidade de voz.

EXEMPLOS:

DENTALIZADA

Característica de pessoa que costumam produzir os sons anteriores com a ponta da língua muito avançada.

ASPIRAÇÃO

É o processo que produz fricção local quando a corrente de ar pulmonar passa pela glote . Isto é obtido por uma constrição da glote que produz turbulência quando o ar passa por ela. Este tipo de fonação é conhecido também como sussurro.

FALSETO

É o processo fonatório que emprega as cordas vocais bem esticadas o que imprime à corrente de ar, um som fundamental muito agudo (ex: vos de uma pessoa nervosa).

Prosódia trata da correta acentuação tônica das palavras tomando como padrão a língua considerada culta.
E quando se comete um erro prosódico chamamos isso de silabada.






Referência:

ORTOÉPIA E PROSÓDIA. Disponível em: Acesso em 11 Março.2009.

PROSÓDIA. Disponível em: Acesso em 13 Março. 2009.

PROSÓDIA. Disponível em: Acesso em 23 Março. 2009.

Trabalho expoto pelos componentes:ENELSON RAMOS RAMIRES, MARILENE RAMOS DOS SANTOS, RAQUEL OLIVEIRA, CRISTIELE HILARIO, VALDELENE F. BENITEZ, VANESSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário